Instrumentos da Rosetta conseguiram captar um som misterioso vindo do cometa onde a sonda Philae pousou nesta quarta-feira (12).
O "canto" do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko foi divulgado pela ESA (Agência Espacial Europeia).
A "música", que aparece sob a forma de oscilações de campo magnético no ambiente do cometa, é "cantada" em 40-50 millihertz, muito abaixo do que o ouvido humano é capaz de ouvir. Para fazer com que a música ficasse audível, as frequências foram aumentadas cerca de 10 mil vezes.
Os cientistas acreditam que o som seja produzido pela atividade do cometa, uma vez que ele liberta partículas neutras no espaço, onde elas carregam eletricamente devido a um processo chamado de ionização. Mas o mecanismo físico preciso por trás das oscilações permanece um mistério.
"Isso é emocionante porque é completamente novo para nós. Nós não esperávamos isso e nós ainda estamos trabalhando para entender a física do que está acontecendo", Karl-Heinz Glaßmeier, chefe de departamento de Física Espacial na Technische Universität Braunschweig, da Alemanha, ao blog RESA Rosetta.
Ouça:
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do PORTAL MGR.