SEJA BEM VINDO AO PORTAL MGR - SEU PORTAL DE NOTÍCIAS E ENTRETENIMETOS DA CIDADE DE MAJOR SALES-RN.
Loja Samuray Coldres Artigos Militares

Nossa Cidade

RESUMO HISTÓRICO DO MUNICIPIO:

Major Sales
 
O Território conhecido como Sitio Cavas, situado em terras pertencentes ao município de Luis Gomes, acolheu seus primeiros habitantes na década de 50 do século passado. As famílias de João André de Morais e de Aprígio Matias foram as primeiras a se fixarem na área, construindo moradias e estabelecendo pontos de comércio que se tornaram famosos nos vizinhos.

Dessa maneira, núcleo populacional começou a crescer com a chegada de novos agricultores atraídos pela fertilidade da terra. Devido ao seu período desenvolvimento, o Sitio Cavas foi elevado à categoria de vila no município de Luis Gomes no ano de 1963, recebendo o nome de Major Sales, numa referência a um benfeitor do território.

Com a efetiva participação de dona Francisca Dantas de Morais, a comunidade de Major Sales recebeu, no ano de 1967, a Capela de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

A comunidade continuou em franca prosperidade, sempre crescendo e ganhando novas instituições, posto telefônico, escolas, delegacia de policia e agência de correios. Diante do desenvolvimento alcançado, começou a luta popular por sua autonomia política, com a participação de importantes lideranças da região e do estado. No dia 26 de junho de 1992, través da lei do numero 6.298, o povoado de Major Sales desmembrou-se de Luis Gomes, tornando-se município, passando a ter independência física e financeira com a instalação da câmera de vereadores dando posse ao prefeito e ao vice-prefeito, em 1° de Janeiro 1997.

MAJOR SALES HOJE:
Com uma área de apenas 33 km2 , 3.519 habitantes, apenas 15 anos de independência, fica localizada próximo à fronteira da Paraíba com o Rio Grande do Norte, tem sido palco de grande progresso nos últimos anos. Além de ser uma cidade que cresceu muito em tamanho, o município tem executado várias obras em parceria com o Governo Estadual e Federal, colocando o município entre os que mais se destaca na região do Alto Oeste, administrado por Maria Elce Mafaldo de Paiva Fernandes (prefeita).

Major Sales conta hoje com uma infra-estrutura considerável, por exemplo, o prédio da Prefeitura é tão bonito e amplo nele estão instaladas todas as secretarias municipais. Além disso, a população majorsalense dispõe de: Câmara Municipal de Vereadores; Hospital e Maternidade “Mãe Teté”; Centro de Saúde “Erismina Carlos”; 2 Quadras Poliesportiva na zona Urbana e 1 na zona Rural; Estádio “Piozão”, Creche “São João Batista”; excelentes escolas municipais e estaduais com ensino de 1º e 2º graus; Museu Cultural “Francisca Dantas de Morais”; Clube de Idosos “Alegria de Viver”; Clube de Mães “Antonia Luzia de Morais”; Clube de Leitura “Prazer de Ler e Paixão de Brincar”; Biblioteca Pública Municipal “Ivi Mafaldo”; Cinema em fase de instalação; pavimentação em quase todas as ruas; Associações Comunitária; Igrejas Evangélicas, Igreja Católica “ Nossa Senhora do Sagrado Coração” a mesma está passando por um processo de ampliação; praças e canteiros floridos e entre outros.Recentemente, o município inaugurou o “Centro Cultural” (antigo mercado público); uma obra digna de cidade grande: o antigo mercado público foi restaurado e ampliado em padrões modernos. E dentro da meta de modernizar a cidade, a prefeitura retirou do centro da cidade todos os barracos de zinco que deterioravam a paisagem urbana. No lugar deles foram construído duas belas praças: uma menor, com 4 quiosques, substituiu uma parte dos barracos e a outra maior foi construída onde ficava o antigo Açougue Público, essa praça abriga 8 quiosques. O município mantém o ritmo de crescimento em outras obras como: construção de Unidades Habitacionais “casas populares”; Mercado do Produtor Rural; a duplicação do açude do Gessem que abastece a cidade, acabará definitivamente com a escassez de água na cidade.

Major Sales tem se destacado ainda como a cidade da Cultura (São várias turmas de Caboclos Adultos e Mirins; Rei de Congo Adulto e Mirins; Quadrilhas matuta e estilizadas; Banda Marcial “ Carlos José Fernandes”; Banda Filarmônica da Comunidade de Fazenda Nova; Banda de Flauta e Grupo de Capoeira do PETI; Banda de Forró “ Chico Severiano e seus Caba da Peste” Major Sales foi contemplada com o Projeto de Apoio a Cultura, único aprovado no R/N; Projeto de Compra direta ao Produtor Rural; Brasil Alfabetizado com meta p/ 250 alfabetizando; Projeto de Educação Especial; ; Formação Continuada de Professores; Inovações Educacionais; Ações Complementares.Programas Sociais como: Bolsa Família; PETI; Programa do Leite; Hortas Comunitárias.Cursos Profissionalizantes tais como: Corte/escova, Manicure/pedicuri, Maquiagem, Depilação, Corte/costura de roupas íntimas Pintura em Tela, pensando assim em geração de renda futura para melhoria de vida para as pessoas de baixa renda, promovidos pela Secretaria de Assistência Social - Prefeitura Municipal.

Estas são algumas razões para pensarmos que Major Sales em poucos anos se tornará uma cidade pólo dos novos municípios que se emanciparam há alguns anos, ela é a que teve o maior crescimento, isso se pode ver nas muitas construções de casas e prédios comerciais espalhados pela sua zona urbana. E até agora não falamos na sua feira-livre que é realizada aos domingos e atrai um bom número de feirantes de vários outros municípios.



HINO À MAJOR SALES
 
DECRETO
Hino do município de Major Sales foi instituído pelo decreto nº 0002 de 01/06/2005, após um processo seletivo na qual foi escolhida a letra da Professora Maria Margarete de Souza e música de Ewerton Luiz Lopes (Maestro Vertinho).
I
Avante Major Sales querida
Te clamamos ardentemente
Terra amada de solo fecundo,
És nossa pátria independente

II
O teu nome nos traz a memória
Gloriosa de teus ancestrais,
Ilustres que sempre lutaram
Na conquista de seus ideais

REFRÃO
Os teus filhos jubilosos, fulgurantes,
Por tua vida de lutas e de glória,
Te almejam um futuro radiante,
Exaltando o teu nome na história


III
Em prol de redenção de teu povo
Sopraram ventos alvissareiros,
Abrilhantando tua liberdade,
Compromisso de homens guerreiros

IV
Como é linda a paisagem que ostenta
A cultura desta gente varonil,
Onde todos se elevam majestosos
Neste recanto amado do Brasil

REFRÃO
Os teus filhos jubilosos, fulgurantes,
Por tua vida de lutas e de glória,
Te almejam um futuro radiante,
Exaltando o teu nome na história

V
Os teus campos dão vida a teu povo
Seu trabalho honesto enriquece,
Tua gente em plena harmonia
O valor desta terra enaltece. 


BRASÃO E BANDEIRA DO MUNICÍPIO
PROJETO LEI

 
Projeto Lei nº 004, de 13/05/2005, que criou a Bandeira e 0 Brasão do município de Major Sales/RN, foi aprovado pela Câmara de Vereadores em 31/05/2005, sendo o mesmo transformado na Lei Nº 85, em 01/06/2005, sancionada pela Prefeita Maria Elce Mafaldo de Paiva Fernandes.
MEMORIAL DESCRITIVO DO BRSÃO E BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE MAJOR SALES/RN.
O Brasão proposto ao município de Major Sales/RN, no Estado do Rio Grande do Norte, está composto, dentro de uma diagramção cromática harmoniosa, por elementos representativos na política, economia, sociedade e cultura do município. 
A sociedade e política local estão simbolizadas por estrelas. A estrela maior, soberana, representa o município de Major Sales e as 21 estrelas menores referem-se às comunidades existentes no município.
A economia representa-se nas laterais do Brasão, onde o milho, o feijão e o arroz, base da economia local, unem-se sob a forma de ramos. Na base dos dois ramos localiza-se a data de emancipação política do município: 26 de junho de 1992.
O nome do município se encontra em letras miores sobre uma fixa que corta o Brsão em sua extremidade superior.
A cultura nordestina, norte riograndense e majrsalense é simbolizada pela serra, pelo sol, radiante no céu azul, e pela maior manifsetação cultural do município de Major Sales/RN: Os caboclos.
A estrela maior que simboliza Major Sales localiza-se, estrategicamente, ao pé da serra, como na realidade geográfica do município. As 21 comunidades, sob a forma de pequenas estrelas, estão iluminadas pelo mesmo sol, num gesto de igualdade, fortalecendo, assim, o pricípio da democrácia e justiça social.
As cores da Bandeira são verde, azul, e branco, e representam, respectivamente a verde serra, o céu azulcaractéristico do nordeste brasileiro e a paz desejada por todos, onde descansa, soberano, o Brasão do município de Major Sales/RN.

DIREITOS AUTORAIS

É permitido o uso e reprodução dos textos do Portal MGR.net desde que seja citada a fonte, apontando o link da postagem original, fazendo referência ao autor dando os devidos créditos (Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998). O uso indevido e sem a citação da fonte de postagem do Portal MGR.net é crime previsto em Lei.

 
Desenvolvido por Gilberto Silva