Por pouco uma vaca que estava empacada na cabeceira da pista do
Aeródromo Brigadeiro Firmino Ayres em Patos não causou uma tragédia a
cantora Paula Fernandes e sua equipe de produção.
Por pouco uma vaca que estava empacada na cabeceira da pista do
Aeródromo Brigadeiro Firmino Ayres em Patos não causou uma tragédia a
cantora Paula Fernandes e sua equipe de produção que realizaram pouso em
Patos na noite desta quinta-feira(22). Era por volta das 19h15, quando o
avião - modelo learjet, que trazia a cantora e sua produção para cidade
de Caicó-RN onde faz show nesta noite, pousava na pista do Brigadeiro
com ponto de apoio para cantora seguir viagem.
Ao realizar os procedimentos padrões para o pouco, o piloto do jato, teve dificuldades para realizar o pouso por conta de uma vaca que se encontrava na cabeceira da pista. O piloto ao descer do avião se dirigiu logo aos policiais militares que fazem a segurança do local para reclamar da presença do animal.
Os policiais disseram que a presença dos animais no local é constante e que ele não estranhasse. O piloto alertou os policiais para o risco que o animal estava causando e relatou a tensão e o medo na hora do pouso temendo acontecer uma tragédia.
Ao realizar os procedimentos padrões para o pouco, o piloto do jato, teve dificuldades para realizar o pouso por conta de uma vaca que se encontrava na cabeceira da pista. O piloto ao descer do avião se dirigiu logo aos policiais militares que fazem a segurança do local para reclamar da presença do animal.
Os policiais disseram que a presença dos animais no local é constante e que ele não estranhasse. O piloto alertou os policiais para o risco que o animal estava causando e relatou a tensão e o medo na hora do pouso temendo acontecer uma tragédia.
O piloto teria dito que um avião do porte LearJet não pode ser comparado a um avião comum, até mesmo pela velocidade que ele desenvolve. O piloto disse que por sorte o animal não correu para o meio da pista, o que teria sido trágico, já que a escuridão toma de conta do local.
A equipe de produção também demonstrou a sua preocupação e indignação com o fato, a ponto de mudar o horário do voo de volta da cantora para as primeiras da manhã desta sexta-feira por medidas de segurança e não mais quando acabar o show em Caicó.
O repórter da Rádio 102 FM, Fabio Diniz, estava por acaso no local realizando a produção de outra matéria quando presenciou toda a discussão. O repórter revelou que tentou conversar com a cantora, mas foi impedido pela produção que disse que ela só daria entrevista no camarim após o show em Caicó.
Fábio disse que a produção se comportou de forma mal educada a ponto de receber a reclamação do repórter. "Não souberam tratar a imprensa patoense. E reclamei da forma como fui tratado. Mal educados. A cantora não".
O repórter ainda tentou convencer a cantora ao sair do avião, mas Paula teria se mostrado indisposta a ideia. Segundo Fábio, Paula foi bastante educada com a equipe de reportagem da 102 FM, mas disse que seguia orientação da produção e só daria entrevista no camarim.
Os policiais presentes estavam câmeras digitais e ainda tentaram tietar a cantora pedindo a retirada de algumas fotos ao lado da artista, mas logo foram reprovados e impedidos pela produção.
A cantora seguiu viagem de carro até Caicó e o piloto, segundo informações, foi descansar em um hotel da cidade.
Quanto a vaca, ninguém sabe ninguém viu mais. Não se sabe quem teria colocado o animal no aeródromo.
DER se defende e diz que trabalhos de reparos estão sendo feitos
Procurado pela reportagem, o chefe residente do DER Patos, responsável
pela manutenção do aeródromo, Madiel Conserva, disse que de fato o local
ainda apresenta alguns problemas e que iria apurar o incidente
envolvendo a cantora.
Madiel disse que o DER vem fazendo constantes serviços no local na
tentativa de melhorar, mas não admitiu a presença de animais no local,
apesar de garantir que vai verificar como o animal entrou no aeródromo.
Ele ressaltou que o DER iniciou esta semana o serviço de roço no acesso
da BR-230 até o Aeródromo de Patos, com 5 metros para cada lado. Bem
como a pintura de toda a banqueta do acesso da BR-230 até o Aeródromo de
Patos.
Outra medida faz parte da operação Tapa Buraco, "tendo em vista que já
realizamos uma primeira operação, mas este ano houve praticamente três
invernos e já tem novos buracos no acesso da BR até o Aeródromo.
Madiel Conserva ainda informou que o aeródromo de Patos, Brigadeiro
Firmino Aires. recebeu recentemente lâmpadas para suprir a necessidade
de iluminação da pista de 1.600 metros.
O problema foi verificado pela falta de iluminação, importante para os
voos noturnos. Madiel informou que das 20 lâmpadas necessárias para
fazer a iluminação, 12 foram colocadas de imediato.
Ele admitiu também a falta de pano da biruta, equipamento que orienta a direção dos ventos.
Abaixo relação de quantidade e tipo reivindicada para o aeródromo de
Patos, que vem recebendo serviços de roço de até cinco metros das bordas
da pista.
Cumprimento da pista: 1.600m - Lâmpadas de borda da pista de pouso e
decolagem. Lâmpadas de cabeceira e pista de rolamento área de giro.
Lâmpadas para luz de obstáculo 02ud 100W / 220v. Quantidade: 55 und. de
30W/6,6A ( 42 und. Globo amarelo claro e 13 globo claro ).Quantidade: 46
und. de 45W/6,6A ( 30 und. globo azul e 16 und. globo verde/vermelho ).
Farol rotativo: 02 und lâmpadas 500W/24V.
Portal MGR, 23 de Setembro de 2011
Por: Gilberto Silva. Informações da Redação com Hora Exara
Via: Redação da Uirauna.Net.
Por: Gilberto Silva. Informações da Redação com Hora Exara
Via: Redação da Uirauna.Net.
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